sábado, 31 de maio de 2008

Sereias, essas desconhecidas...

Manhã cinza e preguiçosa, são seis e quinze, o tempo urge, estamos acordadas, falantes, elétricas, caminhando a passos largos, com respiração ofegante. No alto de sua perseverança estética, Flavia pergunta a todas nós, que enfrentámos bravamente a segunda semana de jogging no camping:
- Será que, quando eu for mais velha e experiente, eu vou ser uma coroa sarada, que corre com legging, toda disposta, ouvindo música num iPod?

Segundos de hesitação, silêncio sepulcral e ela mesma responde ao enigma, sonoramente, enquanto gargalhamos em coro:
- Não!

Ser mulher tem lá algumas benesses, não vamos negar. No entanto, existe um calvário marcado por algumas escolhas intimamente conectadas à beleza, outras horas de sono subtraídas para esse fim, doses cavalares de disciplina e, o pior: algumas renúncias de ordem gastronômica. Uh, diria que aí é que mora o perigo maior. Sim, somos focadas, obstinadas, queremos ter curvas de sereia e a sinuosidade de um pretzel. Sim, sim. O único problema, meus caros, é que não dá pra fazer nada nessa vida sem as cia. das nossas mazelas, vocês bem sabem. As coisas nunca seguem um fluxo típico e previsível quandos nos juntamos para fazê-las.

É oportuno contar como tudo começou. Após reunião do comitê, onde houve decisão quase-unânime por fazer atividade física para ficar de bem com a balança no verão, definimos a frequência da empreitada: quantas vezes fossem possíveis na semana, com mínimo de 3 e teto desejável de 5 caminhadas. Enquanto isso, na sala de Justiça, Roberta discordava, esperneava e retrucava: andar é chato, andar faz mal, andar não leva a lugar algum - oras, Robertex, andar sempre nos leva a algum lugar, literalmente!

Fóruns e contendas à parte, eis que planejamos a primeira largada às seis da madrugada do dia seguinte. No entanto, eis que em plena madrugada Flavia ouviu passos lentos e sorrateiros na direção do trailer. Tremeu, apavorou, rezou, viu o filme da própria vida, pensou em ligar pra Polícia, pensou que um sufocador nos atacaria covardemente. No ápice do pânico e do ranger de dentes, ela se vira para gritar histericamente por socorro, e quase tem um treco ao se deparar com a Lari, que ia abrir a porta para o Enzo, seu futuro esposo, gente finíssima e nada-sufocadora, óbvio. A primeira pergunta da Flavinha depois de entender que tínhamos apenas uma visita no lar, doce trailer: "Então a gente não caminha hoje cedo, certo?!". Tsc, tsc. Por isso é que o nosso país não vai para frente, vocês hão de convir.

Novo dia, outros planos, e eis que fomos mexer os corpitchos, finalmente. Na primeira corrida, em pleno aquecimento, cantava-se canções consagradas de Shakira e outros hits em volume tão ensurdecedor que chegamos a temer a expulsão coletiva e imediata do camping. Na segunda,vez, quando o guardinha surgiu por trás de um arbusto, Flavóta deu um berro que exercitou plenamente as cordas vocais dela, pelo menos. Nesse mesmo dia, fomos até um lago, que acompanha grátis uma rampa que colocaria para fora um palmo de língua de qualquer mortal que circunde essa Terra de Meu Deus. Se a vida é fácil? Nahh.

Pra completar esse enredo conspiracional, corremos por três dias e:
a) No primeiro, almoçamos no McDonald's - o enredo de Super Size Me não foi lição suficiente pra abolir essas tralhas das nossas vidas por definitivo;
b) No segundo, traçamos um rodízio de pizza no Viena ao final do expediente, no Shopping Tamboré - Flavs foi até lá para comprar um tênis pra caminhar - paradoxal isso, não?
c) No terceiro, traçamos morângulos e chocolate em calda - uhn, frutas são milionárias em fibras, certo?
d) Nesse mesmo dia, Robertinha cedeu, se uniu a nós, e sentiu uma coceira insana nas pernas, como se correr criasse pulgas no organismo de pobres mortais como nós, que só queriam melhorar seus condicionamentos físicos. Aiai...

Ah, o dia dos morângulos e chocolates foi o mais bonitinho - Robertósa, a parcela geralmente anti-corrida da trupe, pediu que fizéssemos um "programa de amigas" e que desistíssemos da saga calórico-eliminadora. Quase cedemos. Mas não, Nsa. Sra. do Corpão Violão que nos bendiga, amém, porque o Projeto Sereia 2008 sofre mais ameaças do que os inimigos da Al Qaeda. Fomos, firmes e quase fortes, enfrentar o circuito. ;-)

(Parêntesisrápido: na primeira manhã em que recebemos de Roberts a negativa para malhar logo cedo, programamos nossos despertadores para tocar, em coro, a cada 5 minutos. Quem não perde calorias, perde pelo menos o sono... Fechaparêntesis)

Beleza é pauta nova em nosso meio, os brainstormings semanais são constantes a esse respeito: um dia vamos parar com o carboidrato, em outro comer frutas, no outro tomar vitaminas com linhaça, e talvez colocar esparadrapos nas respectivas bocas, além de tomar sol e fazer topless no verão, à borda da piscina. A parte boa da coisa é que as questões mais banais nos rendem, fatalmente, diversão. Uh, e como.

Ah, por falar em beleza, lá vai "a última frôr do lácio", como diria o honorável Zé Simão: dia desses, Lari e Roberta discutiam produtivamente sobre remoção de maquiagem. O conselho da Lari, phD em cosméticos importados: "Ah, use o Clean & Clear pra retirar o excesso de delineador... mas feche o olho pra passar, tá?". Mas aí, macacada, desenvolver essas conversas proferidas a partir do nosso universo paralelo já vai é render oooutra história, que vai ficar guardada pra depois. Aguardem e confiem!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu linháço, tu linhaças, ela linhaça, nós linhaçamos...

Unknown disse...

Oi Kari,

entrei pra procurar as fotos do trailer e deixar um Oiiiii!!!

bjo
kris